Mindset e sua família!


Conquistando equilíbrio emocional em família - 

como planejar e construir um mindset de sucesso.

 

 

O homem veio do pó e ao pó voltará. Sozinho nasceu e sozinho morrerá, mas durante toda sua existência, um traço de seu ser marcado, deixará. Não nasceu para viver sozinho, porém, antes, entender da solidão e solitude.

Ao longo de sua evolução, suas ações, reações e modo de convivência se aprimorou indubitavelmente devido ao fator de diferenciação de espécies: o polegar e o cérebro. Este, que possui a mais alta tecnologia ainda não decodificada e de vaga transparência aos mais estudados das ciências, literaturas e cultura. Aquele, que nos aproxima dos símios e primatas, também nos difere quanto ao uso e forma.

Já reparou como, suas escolhas, suas amizades ou círculo social, seus amores, suas paixões e gostos, sua família, tem um peso enorme sobre sua vida e a forma como vive? Suas raízes estão tão expostas a sua personalidade que não se percebe esta atitude sem uma sensibilidade externa. Pode ser que uma música, como a cantada por Elis Regina “Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos; ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais” te lembre das nuances da rotina ou da falta dela, e que exatamente por suas raízes serem tão fortes dentro do seu inconsciente e subconsciente, suas atitudes são iguais, semelhantes ou distantes dela.

Ao unir duas pessoas, de famílias distintas e de hábitos igualmente distintos, mesmo com toda a similaridade, serão pontos de vista diferentes. Haverá amor e cumplicidade de um para com o outro até que esta diferença se mostre presente nas escolhas de sonhos e projetos INDIVIDUAIS. Visto que somos Indivíduos, únicos, identificados por traços e características singulares. Sua família poder ter o mesmo pai e a mesma mãe, com outros 9 irmãos, cada filho terá uma maneira de encarar a vida. E isto é completamente normal, e é aqui que entra o seu mindset familiar!

Mas como?

Tudo depende de como este filho(a) foi concebido, criado, educado e crescido. Se o ambiente foi acolhedor ou bizarro, se lhe foi ensinado o básico da gentileza e gratidão, ou arrogância e prepotência. O homem é fruto do meio, e nesta revolução turbulenta pela qual a humanidade passa, em meio a pandemias e desastres naturais ou provocados pelo homem, sobreviver com ou sem riqueza monetária, não tem sido fácil. Simples, mas não fácil.

Compreenda que o termo mentalidade se refere a uma predisposição psicológica que uma pessoa ou grupo social têm para determinados pensamentos e padrões de comportamento, referindo-se ainda à maneira como nações inteiras se conduzem ideologicamente. Cientistas sociais tentam descrever a mentalidade pelos chamados «padrões culturais», mas a confiabilidade desse método é controversa porque pode levar a estereótipos, tais como  “nerds, patricinhas, marombeiros, cachaceiros, burgueses”, entre outros.

Cientificamente, o termo é usado principalmente em sociologia e história das mentalidades.

Observe que a inclinação mental em mentalidades de grupo pode estar tão firmemente estabelecida que cria um poderoso incentivo dentro das pessoas ou grupos para continuar a adotar ou aceitar comportamentos, escolhas, ou ferramentas preestabelecidas, mesmo que estas sejam vistas por quem está de fora como socialmente questionáveis.

Esse fenômeno de aceitação das ideias preconcebidas é descrito como “inércia mental” ou pensamento coletivo e seus efeitos são muitas vezes difíceis de neutralizar com processos de autoanálise e tomada de decisão posteriores.

A mentalidade é dividida pela psicologia em «fixa» ou «de crescimento», sendo a primeira uma característica inata ou adquirida bem cedo, quanto a segunda se adquire ou não durante a vida adulta

Que tal entender um pouco sobre cada tipo de mentalidade?

MINDSET FIXO - MF

O primeiro grande grupo é formado por aqueles que possuem uma atividade mental fixa que, segundo a definição de Carol Dweck, designa as pessoas resignadas, que aceitam as condições que lhe são impostas. Sabe aquela sensação de conformidade? “Ah, do jeito que as coisas estão, fica bom para mim”. “Por que vou querer mudar de vida, se assim consigo pagar minhas contas?”. Estes são alguns pensamentos de indivíduos que nasceram em perspectivas negativas, e que lidaram de forma abusiva ou preconceituosa sobre ambiente familiar. Normalmente, é um perfil composto por pessoas inseguras, que duvidam frequentemente de suas capacidades. Além disso, eles também tendem a acreditar que não podem desenvolver novos conhecimentos, habilidades e saberes. “Se algo não nasceu comigo, como é que vou desenvolver?”, eles pensam.

Certamente você conhece alguém assim. Todas essas características levam seus membros a uma estagnação muito grande, pois eles vêm cada obstáculo como uma barreira intransponível. Muitas vezes, essa dificuldade nem é tão grande assim, mas o superdimensionamento dos problemas também é algo que define as pessoas de mindset fixo.

 

MINDSET PROGRESSIVO OU DE CRESCIMENTO - MP

 

Há opostos que se repelem, e outro grande grupo é caracterizado por uma mentalidade de crescimento, também chamada de mindset progressivo. Os integrantes dessa outra divisão não só acreditam em suas habilidades, como também sabem que podem desenvolver outros talentos, desde que se dediquem para isso.

O otimismo é uma duas sua principais qualidades, além da crença na transformação. “Nenhuma situação é tão boa que não possa melhorar” e “Não estou feliz com minha situação atual, vou lutar para mudá-la” são alguns dos pensamentos comuns a eles. A persistência e resiliência também podem ser definidas como aptidões fortes. O fato de tentar, tentar e tentar, nunca desistir, e mais do que isso, aprender com cada um desses erros, a transforma em sua maior virtude.

Em sua casa, em seu trabalho, em sua escola, faculdade, há pessoas que se “encaixam” em um ou outro perfil. Você até pode ter percebido um pouco dos dois, com uma tendência maior a uma mentalidade. E isto é normal. Você, eu e todos os seres viventes e pensantes estão todos em evolução e mudar a ótica das coisas traz inúmeros benefícios.

Um espécime de real estima para tal exemplo é a cantora Manu Gavassi, que passou uma temporada inteira no atual programa BBB e mostrou as  diversas faces do ser. Admitiu suas falhas, mostrou seu lado forte e ousado, empreendedor e visionário ao emancipar sua imagem durante sua estadia na casa. Uma verdadeira exploração de potencial.

Agora que compreendeste um pouco mais sobre o assunto e sobre sua personalidade, que tal equilibrar as coisas em sua casa? Em sua família?

Reserve um tempo para absorver toda esta informação, pegue um caderno e caneta, e faça sua autoanálise. Eis algumas dicas de perguntas.

Ø  Quem sou eu?

Ø  Estou realizada(o) com minhas escolhas?

Ø  Quantos sonhos e/ou projetos finalizei?

Ø  Estou contente com minha situação atual?

Ø  Há algo em mim/minha casa/minha vida que eu queira modificar?

Ø  O que me entristece?

Ø  O que me tira do eixo (ficar com raiva ou abalado emocionalmente)?

Ø  Outras perguntas pessoais

Após esta análise, reflita seu comportamento sobre suas reações diante das adversidades da vida. São mais positivas (MP) ou negativas (MF)? E seus parentes, filhos, cônjuge? Converse com eles e segue mais dicas para o pós-análise.

 

COMO DAR E RECEBER FEEDBACK

Dar

1.   No início da conversa, destaque as qualidades do ouvinte isso ajuda a quebrar a resistência.

2.   Ressalte o que precisa ser melhorado. O foco deve ser o comportamento a ser mudado, e não a identidade da pessoa.

3.   Faça um discurso equilibrado, abordando pontos positivos e negativos. Assim, o interlocutor mantém uma boa autoestima ao receber críticas.

4.   Escute o que o outro tem a dizer para que ele se sinta confortável em expor dúvidas e dificuldades.

5.   Discuta as mudanças que podem ser adotadas, oriente nas tarefas e, junto com o funcionário, crie um plano para atingir os objetivos.

Receber

1.   Antes de receber o feedback, faça uma autoavaliação refletindo sobre o seu comportamento atual.

2.   Demonstre interesse pelo que o avaliador tem a dizer, mesmo que discorde. Lembre-se de que essa é uma oportunidade de crescimento.

3.   Se tiver dúvidas, questione. Tenha uma conduta proativa, buscando detalhes, fatos e exemplos para entender melhor os pontos destacados.

4.   Evite os mecanismos de defesa e aceite as críticas para que haja uma melhoria em seu desempenho.

5.   Aproveite dicas para traçar novas metas e mantenha o foco em resultados práticos e concretos.

Peça novos feedbacks à medida que quiser verificar a eficácia de sua performance. E repita o processo até encontrar seu ritmo e o caminho da felicidade.

E para te inspirar e aquecer seu coração nesta estação maravilhosa, um poema que nos remete ao florescer interior.

 


Soneto de Fidelidade
Vinicius de Moraes
 
 
De tudo, ao meu amor serei atento antes
E com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento
 
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
 
E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
 
Eu possa lhe dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure


 

E aqui vai a lista das fontes em que encontrei mais informações sobre o assunto!

https://www.sbcoaching.com.br/blog/feedback-ferramenta-eficaz-evolucao-pessoal-profissional/

https://www.ibnd.com.br/blog/o-que-e-mindset-descubra-o-conceito-e-como-isso-pode-te-ajudar.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mentalidade

E este é o link para o livro de Carol S. Dweck: Mindset a nova psicologia do sucesso.

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxtaW5kc2V0Y2Fyb2xkd2VjazAwM3xneDo2MTc0ZGU4ZGYzYTI4YWUw

Ah!!! E aqui está uma ferramenta que ajudará a ter mais disciplina e organizar sua rotina em casa, com amor e dedicação, sem neura!

Planner 2020 - maio a dezembro

Um beijo, estrelas!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camila Letícia

Indiferença